por

Como melhorar a tomada de decisão nas organizações? Entenda mais

Tomar decisões acertadas é o anseio de quase todas as pessoas, não é mesmo? Além disso, é fundamental para o bom êxito nas mais variadas circunstâncias cotidianas. No contexto empresarial isso não é diferente. A tomada de decisão nas organizações é um fator de grande relevância para a devida desenvoltura e o sucesso do empreendimento.

O processo de decisão organizacional envolve grandes desafios a serem superados. Isso ocorre, pois nesse âmbito estão envolvidos custos e também pessoas. Dessa maneira, para tomar uma decisão eficiente, é preciso introduzir algumas práticas organizacionais e comportamentais na rotina empresarial. A observância do contexto externo, do mesmo modo, é igualmente necessária.

Saber como melhorar a tomada de decisão nas organizações é essencial para otimizar processos e obter resultados. Dessa forma, separamos algumas dicas para que você entenda mais sobre o assunto e conquiste um gerenciamento organizacional ainda mais satisfatório. Confira!

A tomada de decisão nas organizações e o mercado

Antes de colocar em prática qualquer plano de decisão empresarial, é fundamental observar e entender o mercado. Aplicar as técnicas de benchmarking é uma boa estratégia para imergir e ser bem-sucedido na incessante competitividade mercadológica.

Estruturar acertadamente os objetivos e processos internos da empresa, alinhando-os à competição e às exigências externas, faz toda a diferença para a conquista de resultados. O crescimento organizacional pressupõe as devidas concordância e interação entre a tomada de decisão e o mercado.

A otimização da tomada de decisão nas organizações

É fato que, independente do grau de complexidade acerca de uma decisão, ela sempre trará consigo consequências positivas ou negativas. Dessa maneira, é eminente a responsabilidade do empresário, empreendedor ou gestor frente a todo processo decisivo. As implicações resultantes de qualquer decisão acometem todas as pessoas que fazem parte do ambiente empresarial.

Com isso, para otimizar o processo de tomada de decisão em uma empresa, é importante se atentar para as dicas que apresentaremos a seguir.

Adote uma visão sistêmica

Uma liderança eficiente deve ter ciência de todos os processos e recursos que estão sendo mobilizados no contexto organizacional. Assim, logrando de uma percepção abrangente a toda a instância institucional, o gerenciamento das demandas empresariais certamente terá maior eficiência.

A adoção de uma visão sistêmica direcionará ao encaminhamento de decisões eficazes, uma vez que possibilitará a identificação de todos os pontos críticos e também de sucesso da organização. Além disso, propiciará uma alocação de pessoal mais exitosa, dada a sensibilidade do gestor na percepção perspicaz sobre os seus colaboradores.

Dessa forma, as soluções para os problemas são viabilizadas com maior dinamismo. Isso acontece em resposta da interação harmoniosa e sistêmica do gerente com todos os fluxos de trabalho.

Priorize processos e não somente bons resultados

O sucesso organizacional em longo prazo deve ser a ambição pretendida pelos gestores de uma empresa. Muitas vezes, vislumbra-se uma cobrança excessiva por parte dos empreendedores pela soma de resultados expressivos e sucessivos. Atitudes assim, ao invés de agregar, podem prejudicar o potencial de qualquer negócio.

A condução satisfatória dos processos que permeiam as atividades empresariais deve ser a prioridade de seus líderes. Independentemente dos resultados imediatos, as decisões em uma empresa devem pautar-se em métodos e procedimentos adequados à realidade daquele local.

Assim, colaboradores e chefias terão maior animosidade para o trabalho. Isso é essencial para a otimização dos ganhos organizacionais de forma horizontal e longitudinal.

Procure equilibrar intuição e lógica

Para fazer boas escolhas, é importante que o gestor sedimente suas decisões no linear equilibrado de sua intuição e da lógica organizacional. A intuição muitas vezes deriva das aprendizagens acumuladas e das experiências vividas — e por isso é tão válida. Por outro lado, a lógica é fundamental para a devida coerência e solidez nos processos empresariais.

A intuição sobreposta à lógica pode acarretar incoerências administrativas. Dado que os contextos estão sempre se modificando, é preciso atentar para as particularidades dos processos. Do contrário, a supervalorização da lógica também pode ser negativa. O âmbito empresarial não é sempre linear e previsível — assim, o instinto gerencial tem a sua relevância.

Dessa forma, ao equilibrar intuição e lógica, as chances de as decisões tomadas serem exitosas são sempre maiores.

Tenha acesso fácil e rápido às informações relevantes

Para a fluidez de respostas a problemas e fluxo organizacional dinâmico, é muito importante que o líder tenha o controle de todas as informações relevantes do contexto da empresa. Isso permitirá que as decisões sejam tomadas com a maior clareza possível.

Dessa forma, gerenciar adequadamente os setores administrativos de modo a facilitar a comunicação e a transparência das informações é imprescindível. Isso convergirá em processos empresariais fluídos e com maior eficiência.

Com o acesso fácil e rápido às informações, o gestor poderá deter de maior agilidade quando surgir a necessidade de tomar decisões rápidas e inesperadas.

Não aja por impulsividade

A cautela é uma ferramenta importantíssima a ser considerada na hora de tomar decisões. Agir por impulsividade, em muitos casos, pode colocar em risco a administração de uma empresa. Muitas vezes, o “calor do momento” converge para ações organizacionais inadequadas.

Isso ocorre em virtude de que atitudes impulsivas são gestadas em situações em que o emocional tende a se sobrepor à realidade lógica. Com isso, muitas decisões erradas podem ser orientadas pela impulsividade.

Assim, para tomar decisões coerentes e eficientes, é necessário ponderar e analisar todos os fatos. A inteligência emocional deve ser uma característica inerente aos líderes organizacionais.

O contexto empresarial infunde a destreza das gestões financeira, administrativa, pessoal, entre outras. O processo de tomada de decisões passa por todas essas instâncias, sendo vital para o bom funcionamento de qualquer instituição.

Dessa maneira, a melhora dos seguimentos decisórios dentro de uma organização gera a maximização da utilidade marginal de todos os setores institucionais. A otimização de processos e a obtenção de bons resultados são reflexos de decisões acertadas.

Gostou do nosso conteúdo sobre a tomada de decisão nas organizações? O aperfeiçoamento dos métodos gerenciais também é de grande relevância para a tomada de decisões. Quer saber como reduzir riscos e economizar tempo nos processos de gestão orçamentária? Então entre contato conosco e descubra como nós, da Treasy, podemos ajudá-lo!