por

Como criar uma parceria estratégica? Aprenda com essas 5 dicas

Se você trabalha com serviços de consultoria, sabe que fazer uma parceria estratégica pode ser extremamente útil para alavancar e expandir o alcance de seu negócio, serviço ou até mesmo de um produto.

Uma boa parceria de negócios não precisa ser necessariamente firmada entre duas ou mais empresas. Ela pode ocorrer entre colaboradores e organizações, entre empreendedores ou consultores, ou até mesmo entre funcionários de uma mesma organização.

O intuito de uma boa parceria é fazer com que seu negócio caminhe rumo ao sucesso. Entender que ninguém vence sozinho já é um grande passo, a exemplo, temos as organizações de prestígio, que possuem milhares de funcionários.

O objetivo do post de hoje é falar da importância de uma boa parceria estratégica para seu negócio e citar as principais dicas para formar uma união de sucesso. Interessado? Então continue com a gente!

1. Por que criar parcerias estratégicas para seu negócio?

É muito difícil encontrar alguma empresa que tenha dado um start com apenas uma pessoa: consultores e empreendedores devem sempre contar com parceiros confiáveis e profissionais. Só assim o melhor serviço será oferecido aos clientes.

É muito importante salientar que, dentro de uma parceria estratégica, seu parceiro precisa ter habilidades complementares às suas e ser resiliente, assim, trabalhando juntos, ambos poderão vender muito mais.

Para realizar uma parceria estratégica, você deve se aliar a uma empresa ou a um parceiro que seja maior que seu negócio, de forma com que os dois tenham vantagens com a junção: o parceiro com seu capital humano e sua expertise e você com o network e clientes que ele já possui.

Parcerias nesse modelo são extremamente importantes, pois quando são completares, acabam fazendo com que seu empreendimento ou o empreendimento parceiro pule etapas que teriam que enfrentar sozinhas.

Por exemplo: vamos supor que para uma organização se consolidar no mercado, ter uma boa carteira com clientes fiéis leva cerca de 10 anos. Se essa mesma empresa se juntar a outra que possui interesses em comum, seja um parceiro com potencial e com nome no mercado, o tempo que essa organização levará para conseguir um número maior de clientes e ganhar nome no mercado pode reduzir bastante.

2. Aprenda a formar parcerias estratégicas em 5 passos

2.1. Identifique suas necessidades

Provavelmente, o principal motivo para a criação de parcerias são as necessidades que o seu negócio possui. Antes mesmo de identificar se sua empresa precisa ou não de um parceiro, é muito importante perceber quais são as necessidades de sua organização, os pontos em que ela precisa melhorar, seus focos e também os desejos que sua instituição gostaria de realizar.

Parceria estratégica

2.2. Monte o perfil do parceiro ideal

Agora que você já sabe se precisa ou não de um aliado e quais são as dificuldades que você necessita suprir, é necessário traçar o perfil de seu parceiro, pois este precisa contribuir para o fim de suas limitações. Para que uma parceria seja estratégica, é necessário também que ela se identifique com a sua metodologia e que os benefícios sejam mútuos.

O objetivo aqui é achar um parceiro que possua um perfil com práticas que podem ser integradas ao seu processo, para que, assim, ambos os empreendimentos possam ter vantagens e as empresas possam se tornar mais competitivas.

Faça um benchmarking na internet, conheça o mercado e os clientes de seus possíveis parceiros. Pode até ser que o aliado não atinja o mesmo nicho que o seu, mas, provavelmente, o público-alvo tem o interesse em comum.

2.3. Procure e participe de eventos na área

Ter uma rede de contatos sólida é um dos primeiros passos para o sucesso. O famoso Network é um pesadelo para aqueles que são considerados tímidos, porém é considerado uma das melhores formas de conseguir um parceiro estratégico para seu negócio.

Para aumentar seu Network e criar uma boa rede de contatos, procure comparecer em eventos que tenham relação com seu modelo de empreendimento ou então que sejam da sua área de interesse.

Nesses eventos, procure não conversar somente com as pessoas que você já conhece. Lembre-se, o seu objetivo aqui é aumentar o seu Networking.

Manter a comunicação é de extrema importância: compartilhe artigos, envie recomendações, entre outros. Quando engajada uma conversa, demonstre interesse. Se necessário, contribua com o negócio da pessoa. Simples palavras podem causar uma excelente empatia na rede que está sendo gerada.

2.4. Utilize o critério ganha-ganha

Antes de chegar em um potencial aliado, não identifique apenas os ganhos que você terá com esta união, procure mostrar também quais serão as vantagens, as motivações para o seu potencial parceiro. Mostrando os benefícios para ambos, a associação será uma mera consequência natural.

Tenha em mente quais são suas competências e quais são as deficiências que você precisa sanar em seu negócio. Mostre como seu empreendimento pode alavancar com essa parceria.

Essa sociedade deve ser complementar ao seu modelo de negócio, fazendo a diferença na qualidade de seus produtos ou serviços.

Mas procure ficar sempre atento com a questão de dependência. Uma relação de alto grau de dependência entre você e seu parceiro pode ser totalmente prejudicial para seu negócio.

2.5. Tenha uma boa comunicação

Um dos maiores cuidados que você deve ter é trabalhar com parceiros estratégicos e com funcionários motivados, isso pode ser a principal chave da porta. Trabalhar com pessoas assim aumenta a possibilidade de crescimento do seu negócio.

Mas para que esse modelo de parceria dê certo, é necessário um bom investimento em comunicação e uma integralização mais eficiente entre todos os colaboradores envolvidos no processo do seu negócio.

Temos um convite de parceria estratégica para você!

  • Você é consultor da área financeira e foi chamado para aprimorar ou criar a área de controladoria e finanças de um possível cliente?
  • Já realizou um trabalho de recuperação ou organização das finanças do cliente, mas agora precisa planejar o orçamento e garantir os resultados do mesmo?
  • Você é consultor da área financeira, possui bom networking e agora está à procura de novas soluções para colocar em seu portfólio e oferecer a sua carteira de clientes?

Caso tenha respondido sim para qualquer uma das três perguntas, o Programa de Parcerias Treasy foi feito para você: atuação com soluções profissionais, automatizando os processos de orçamento, simulações de todos os cenários possíveis e planejamento. Você não estará só fornecendo mais resultados aos seus clientes, mas também ganhando em produtividade, pois estará tirando os trabalhos operacionais do seu dia a dia.

A Treasy é um parceiro estratégico para quem deseja ter mais agilidade e segurança, para quem quer aumentar seus ganhos financeiros. Aqui você terá auxílio de toda a equipe para conhecer e aplicar estruturas de vendas, marketing e atendimento!

Gostou do nosso post? Conseguiu entender como criar e manter uma parceria estratégica? Que tal continuar sua visita em nosso blog e ler mais sobre posicionamento de mercado? Fique por dentro!


Also published on Medium.