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Guia completo sobre valuation: confira um passo a passo

Quando uma empresa está pronta para crescer e atrair novos investidores, a dúvida mais comum é: “quanto vale esse negócio?”. Nesse sentido, “Valuation” é um termo em inglês para “Avaliação de Empresas”, e caracteriza-se pelo processo de estimar o valor de uma empresa de maneira sistematizada, utilizando um modelo quantitativo.

No entanto, é possível que haja uma certa dose de subjetividade no julgamento do empreendedor nessa tarefa de definir e selecionar quais serão as fontes de dados e de informações. Aliás, é por esse motivo que a confiabilidade dos resultados depende diretamente das decisões tomadas por esse empreendedor.

Geralmente, os resultados são variáveis distintas, uma vez que existem diversos métodos para realizar esse tipo de cálculo. Por isso, é muito importante garantir a imparcialidade da análise desse valor, tanto por parte dos acionistas quanto dos administradores, a fim de chegar a uma decisão segura.

Pensando nisso, elaboramos um guia completo sobre Valuation, contendo dicas fundamentais para a realização desse processo e um passo a passo de alguns dos métodos mais utilizados. Continue acompanhando!

Qual a importância do Valuation?

Saber, de fato, qual é o valor real de uma empresa permite uma compreensão mais ampla sobre diversos fatores — além de possibilitar que sejam explorados os aspectos que a valorizam e ter conhecimento dos pontos que a fazem valer menos. Dessa forma, é possível corrigir falhas e implementar otimizações ao longo do tempo.

Outro benefício atribuído ao Valuation é: ao saber qual é o montante a ser investido e qual é o valor de uma empresa, é possível negociar a participação societária do investidor de uma maneira mais justa para ambos os lados.

Além do mais, compreender o valor de uma empresa permite uma análise do comportamento do empreendimento ao longo dos meses — o que é imprescindível para a elaboração de uma gestão de projetos futuros.

Como avaliar corretamente o valor de uma empresa?

Agora que você já entendeu qual é a real importância do Valuation para um empreendimento, confira, a seguir, um passo a passo completo com os principais métodos utilizados para avaliar corretamente o valor de uma empresa!

1. Verifique se é o momento certo de avaliar o valor da sua empresa

Saber qual é o momento certo para avaliar o valor de um negócio é uma dúvida muito comum. Afinal, esse é um ótimo indicador de desempenho do negócio.

No entanto, a resposta pode ser muito mais simples: existem alguns momentos específicos sim, como no caso de fusões entre empresas (operação econômica na qual dois ou mais empreendimentos se unem para constituir uma nova organização), entrada de novos fundos de investimentos, entre outros.

Mas, de um modo geral, essa avaliação pode ser realizada sempre que os gestores julgarem necessário.

O ideal é efetuar avaliações periódicas (mensalmente ou trimestralmente, por exemplo), mas isso depende da realidade e das necessidades de cada empreendimento. Analisar com regularidade permite aos gestores acompanharem de perto a evolução coletiva, tanto do empreendimento quanto dos colaboradores.

Em tempos de crise, o Valuation também é uma metodologia válida para verificar se o dinheiro investido na empresa trouxe resultados positivos para seu desenvolvimento, ou se foi o suficiente para apenas continuar exercendo as atividades.

2. Entenda os critérios para a realização do Valuation

O Valuation nada mais é do que um termo técnico utilizado pelos investidores para nomear a avaliação de uma empresa e seu valor de mercado, certo?

Contudo, antes de entender quais são os critérios para a sua realização, é necessário compreender que se trata de um conceito subjetivo, que, embora seja avaliado de forma quantitativa, depende diretamente da percepção de mercado do avaliador (e, também, de certa imparcialidade, a fim de garantir um resultado realista).

Dessa forma, analisar corretamente um empreendimento do ponto de vista financeiro exige um conhecimento aprofundado de mercado e da área de atuação da empresa, além de embasamento técnico e noções estratégicas.

Durante esse processo de avaliação, são levados em consideração critérios macroeconômicos, de análise estratégica e de mercado, entre outros fatores. No entanto, não existe uma fórmula pronta — lembre-se de que os métodos utilizados variam de acordo com a realidade do negócio.

Por essa razão, é imprescindível manter a cautela ao analisar as possíveis ofertas por novos investimentos ou parcerias estratégicas. Vale ressaltar que, no final, quem confere o valor real ao produto, serviço ou empresa é o mercado.

3. Conheça o Fluxo de Caixa

O Fluxo de Caixa caracteriza-se por ser um tipo de controle da movimentação financeira durante um período de tempo determinado, levando em consideração todas as entradas e saídas de dinheiro a partir de informações previamente registradas.

Ao ser realizado periodicamente, é possível efetuar uma análise mais objetiva e segura da empresa. Para otimizar esse processo, é imprescindível registrar todas as receitas e despesas, até mesmo os pequenos valores precisam constar nesse documento.

Geralmente, em pequenas empresas, é comum que essa organização se inicie por planilhas, mas o mais indicado é avançar rumo a ferramentas mais eficientes, como um software de gestão financeira.

Vale lembrar que, para aproveitar os benefícios do Fluxo de Caixa ao máximo, é muito importante produzir relatórios periódicos com todos os valores registrados. Esses relatórios podem ser elaborados diariamente, semanalmente ou mensalmente — variando de acordo com as necessidades do negócio em acompanhar as movimentações financeiras.

Por meio desse processo, é possível apurar o desempenho do empreendimento e entender como surgiram todas as entradas e saídas do caixa. Além de ser uma ótima maneira para avaliar os possíveis novos tipos de orçamentos — gastando apenas com o que é necessários e evitando desperdícios.

4. Identifique a Taxa de Risco

Por fim, é necessário identificar a Taxa de Risco presente no empreendimento — ou seja, levar em consideração todos os riscos presentes nas atividades exercidas pela empresa. Essa taxa tem como objetivo principal identificar se vale a pena investir em determinado negócio.

Nesse sentido, é imprescindível que uma organização apresente uma Taxa de Risco que não comprometa o valor final — pois, se esse for o caso, não há razões para investir.

Afinal, quem é que vai depositar o dinheiro em um negócio que não é capaz de devolver os valores investidos (ainda mais quando o resultado não é superior ao rendimento dos investimentos mais conservadores, como o Tesouro Direto)?

5. Fique atento ao presente para projetar o futuro

Para realizar projeções realistas, que sejam possíveis de se concretizar, é imprescindível conhecer o valor do empreendimento de forma bem detalhada e quantificada. Assim, tirar proveito de uma série de vantagens para a condução de um bom planejamento estratégico fica muito mais viável.

Inicialmente, é possível corrigir estratégias que não estão gerando o resultado esperado e explorar os principais pontos falhos da organização, para que, assim, sejam trabalhados e otimizados todos os processos que necessitarem de mudanças ou reformulações.

Avaliar uma empresa também significa diagnosticar o que está indo bem. Além do mais, vale lembrar que a automação financeira de um empreendimento é fundamental para garantir a segurança de todas as informações e dados que são utilizados para o Valuation.

Em seguida, é importante ressaltar que para negociar uma relação de sociedade, é preciso conhecer, na prática, o valor do empreendimento.

Dessa forma, o espaço para possíveis conjecturas reduz, tornando a negociação menos especulativa e mais concreta. Tudo isso contribui diretamente para aumentar as chances de firmar um acordo favorável para ambos os lados.

Ademais, manter um histórico regular da avaliação de um negócio permite aos gestores mensurar, da maneira correta, o desempenho da organização ao longo dos meses, elaborar processos mais consistentes e facilitar a criação de metas mais eficientes.

Existem diversos métodos de avaliação, sendo os mais comuns: o Fluxo de Caixa Descontado, o valor dos Múltiplos de Mercado e o Valor Patrimonial. Com base no resultado dessa avaliação do valor do empreendimento, analistas podem fazer recomendações de compra ou venda, comparando com o valor atual das ações da empresa que estão listadas na Bolsa.

Quais são os métodos de Valuation mais comuns?

O responsável por avaliar o valor do empreendimento deve encontrar qual é o método mais indicado para cada caso, levando sempre em consideração as necessidades do negócio. A seguir, vamos demonstrar o passo a passo dos métodos mais comuns!

1. Fluxo de Caixa Descontado

Um dos métodos mais famosos para chegar até o Valuation é por meio do Fluxo de Caixa Descontado. Isso acontece devido à sua maior exatidão quando comparado aos demais métodos — geralmente, esse é o processo ideal para avaliar um empreendimento.

No entanto, para ser feito corretamente, é fundamental que o negócio esteja com todos os valores (investimentos, receitas e despesas) previamente registrados no Fluxo de Caixa.

A imparcialidade para conferir se tudo o que está registrado está certo é outro ponto muito importante. Caso contrário, essa metodologia pode tornar-se muito complexa e não gerar os resultados esperados.

Um dos maiores requisitos do Fluxo de Caixa Descontado é que o negócio esteja com o seu Fluxo de Caixa devidamente organizado. Por isso, é comum encontrar empresários que optam por contratar um corretor de negócios ou avaliador, para garantir que todos os registros e relatórios estão corretos.

O conceito principal por trás dessa metodologia é que uma empresa vale tudo aquilo que é capaz de gerar para seus proprietários e sócios. Ou seja, um empreendimento só tem valor se for capaz de gerar lucros no futuro.

Para avaliar corretamente o valor de um negócio utilizando o Fluxo de Caixa Descontado é preciso seguir 4 passos, veja!

1.1. Faça o cálculo dos Fluxos de Caixa já registrados

O primeiro passo para iniciar a avaliação do valor de um empreendimento é conferir o cálculo do Fluxo de Caixa dos últimos anos. Os resultados obtidos são utilizados para analisar o quanto a empresa foi capaz de gerar de lucro para os seus proprietários, sócios e colaboradores.

E é por isso que, quanto mais informações estiverem registradas da forma adequada, mais fácil será implantar essa nova estratégia. Para chegar ao valor de um negócio, antes é preciso compreender minuciosamente o seu Fluxo de Caixa.

1.2. Realize uma análise para projetar o Fluxo de Caixa

O segundo passo consiste em realizar uma análise completa do histórico do Fluxo de Caixa, elaborando as premissas de projeção e definindo as metas para as finanças futuras. As premissas são as regras utilizadas para realizar previsões sobre os resultados financeiros.

Por exemplo: se as despesas demonstraram um aumento médio de 5%, esse deve ser o valor utilizado para efetuar a projeção. No entanto, na hora de analisar o histórico, é comum encontrar alguns fatos esporádicos e incomuns, como uma multa não esperada. Nesses casos, é importante desconsiderar os fatores que não fazem parte da operação do negócio.

Um aspecto fundamental da projeção é utilizar apenas premissas realistas. Muitos empresários cometem um erro recorrente: realizam projeções muito mais otimistas do que a realidade do empreendimento, com o objetivo de valorizar ainda mais o negócio.

No entanto, isso costuma afastar os possíveis compradores, por isso, é muito mais vantajoso adotar uma postura objetiva e garantir a venda, do que ser otimista demais e não conseguir realizar o acordo.

Seguindo esses critérios, é possível executar o procedimento com mais linearidade e constância de informações.

1.3. Calcule a Taxa de Desconto

O terceiro passo é estabelecer a Taxa de Desconto, ou seja, o custo de capital utilizado em uma análise de retorno. Essa taxa indica qual é o nível de atratividade mínima do investimento e pode ser calculada por meio de diversos métodos.

A Taxa de Desconto leva em consideração os riscos da atividade exercida e as demais opções de rendimento. Por exemplo: com um investimento no Tesouro Direto (uma aplicação conservadora e segura), é possível obter um retorno de 12%, em média, ao ano — então, por que arriscar em um empreendimento que pode render menos do que isso? Portanto, nesses casos, a taxa de desconto deve ser superior a 12%.

Então, esse valor é calculado de acordo com as variáveis escolhidas, a fim de revelar se o investimento é capaz de ter um retorno igual ou maior do que outras alternativas mais conservadoras e seguras. Um dos métodos mais utilizados para fazer esse cálculo é o Custo Médio Ponderado de Capital (ou, do inglês, Weighted Average Capital Cost — WACC).

Nesse sentido, o WACC tem duas funções principais para a gestão financeira:

  • analisar e avaliar a viabilidade de novos projetos — de modo a representar a taxa mínima que deve ser superada para justificar o investimento;
  • e, principalmente, chegar até o Valuation — para isso, deve ser utilizado como Taxa de Desconto de Fluxo de Caixa futuros.

O WACC é formado por diversas taxas de remuneração exigidas a cada uma das fontes que juntas são o capital de uma empresa. Dessa forma, a taxa de desconto corresponde à média de todos os custos operacionais utilizados pela empresa ponderado pelo valor total correspondido para cada recurso.

1.4. Calcule o valor presente do Fluxo de Caixa Projetado

Por fim, agora que os resultados da empresa para os próximos anos foram projetados e a Taxa de Desconto já foi estabelecida, chegou o momento de realizar o último cálculo para chegar no resultado do valor do empreendimento.

Então, tenha em mente que o Fluxo de Caixa Descontado é uma projeção da produção futura de uma empresa, com os descontos do tempo que isso levará para acontecer e dos possíveis riscos assumidos. Portanto, o seu cálculo envolve todos esses fatores.

2. Múltiplos de Mercado

O Múltiplo de Mercado caracteriza-se pela relação entre o preço de uma ação no mercado e as suas variáveis operacionais, como o lucro, a geração de caixa, os dividendos, entre outros fatores importantes.

O principal objetivo do uso dessas relações é comparar as principais variáveis do empreendimento com o seu preço negociado, a fim de identificar oportunidades de investimento a um preço mais baixo.

A seguir, explicaremos um pouco mais sobre os principais Múltiplos de Mercado que são utilizados nas negociações, veja:

  • Múltiplos de Lucro — tem o objetivo principal de calcular o preço por ação. Ou seja, tem-se o preço (P) dividido pelo lucro (L) por ação; em seguida, o resultado obtido é comparado com o resultado dos principais concorrentes da empresa;
  • Múltiplos de Valor Patrimonial — nesse caso, é necessário realizar uma simples operação matemática, na qual o Valor de Mercado é dividido pelo Valor Total do Patrimônio Líquido do empreendimento;
  • Múltiplos de Faturamento — esse é um dos Múltiplos de Mercado mais conhecidos, e caracteriza-se pelo Valor do Faturamento Mensal de um negócio.

Os Múltiplos de Mercado avaliados sempre variam de acordo com as atividades exercidas e a localização do empreendimento, entre outros fatores importantes, como o desempenho registrado. Isso acontece porque os valores de uma empresa, geralmente, são medidos pelo registro do seu Fluxo de Caixa anual.

De um modo geral, esse método é mais indicado em duas situações:

  • quando a empresa possui ativos comparáveis que são muito parecidos;
  • quando é necessário realizar uma análise mais ágil e que tenha uma interpretação simplificada.

Vale ressaltar que, caso as informações e as variáveis utilizadas para a avaliação não sejam reais, o resultado final ficará completamente comprometido.

3. Valor Patrimonial

O Valor Patrimonial diz respeito ao resultado da divisão entre o Patrimônio Líquido da empresa e o número total de ações. É o quociente responsável por demonstrar a relação entre todos os bens da sociedade empresária e o valor da ação.

É uma metodologia indicada para aqueles negócios que possuem um capital mais elevado, como um maquinário de alto valor.

3.1. Como calcular o Valor Patrimonial

Antes de iniciar o cálculo do Valor Patrimonial, é imprescindível compreender os termos que juntos formam a operação:

  • ativos tangíveis — diz respeito aos bens materiais, como imóveis, veículos, equipamentos, maquinário e mercadorias etc.
  • ativos intangíveis — está relacionado com tudo aquilo que não é material, mas pode ser transformado em recurso, como as contas a receber.
  • passivos — todas as despesas e dívidas da empresa, como contas de luz, aluguel, passivos trabalhistas e tributários, entre outros.

Para chegar até o resultado do Valor Patrimonial de uma empresa, basta executar uma simples operação matemática: faça o balanço total dos ativos e subtraia pelos passivos.

Caso um empreendimento apresente um valor muito superior pelo método de cálculo do Valor Patrimonial do que pelo Fluxo de Caixa Descontado, pode ser mais ágil e rentável liquidar todos os ativos do que vender a empresa.

Em quais pontos é preciso ficar atento, afinal?

Como você pôde ver, refletir e escolher um investimento diante da enorme variedade que está disponível o mercado necessita de muitos esforços — o que inclui a análise de diversos fatores e variáveis e, principalmente, alguns cálculos. No entanto, é imprescindível tomar esse tipo de decisão baseando-se apenas em argumentos sólidos e palpáveis.

E é justamente essa a função do Valuation, tendo em vista que disponibiliza dados e informações concretas para análise, comprovando se a empresa é capaz de fazer render os investimentos que recebe.

Entretanto, esse processo de avaliação não apresenta os mesmos resultados e benefícios para empresas recém-criadas, pois, nesses casos, reunir dados numéricos que sejam capazes de valorizar o negócio pode ser uma tarefa muito difícil — tendo em vista que não há um histórico regular de informações que podem ser utilizadas.

Por outro lado, se o devido planejamento empresarial não foi elaborado corretamente nas organizações mais antigas, é possível que muitas informações e dados importantes tenham simplesmente sumido ou, até mesmos, registrados de forma errada, fazendo com que as contas não batam.

Devido a esses e outros contratempos existentes durante o processo de avaliação do valor de uma empresa, procurar a ajuda de profissionais especializados no assunto é a alternativa mais indicada. Aliás, existem muitas consultorias especializadas que são capazes de auxiliar nesse aspecto, trazendo imparcialidade para efetuar o estudo das informações adquiridas.

Além disso, imagine uma negociação na qual os empreendedores apresentam uma proposta de valor bem construída e argumentada, somada ao nome de uma consultoria forte na área: a credibilidade passada aos potenciais novos investidores é bem maior, concorda?

E então, entendeu a importância do Valuation e como executar o passo a passo para chegar até o valor real de uma empresa? Para continuar aprendendo muito mais sobre esse e vários outros assuntos relacionados, não deixe de assinar nossa newsletter!