por

Quais as 7 principais vantagens de usar um Software de Gestão Financeira e Orçamentária

Muitas pessoas já entendem que controlar o caixa adequadamente é essencial. A maioria até já possui um sistema ERP adequado para isso, como ContaAzul, Protheus da TOTVS, ou algum sistema desenvolvido internamente. Esses sistemas dão ao proprietário e equipe financeira uma visão do passado e presente da empresa.

O segundo passo para esses negócios é obter uma visão de futuro. Uma das ferramentas para isso é a Gestão Orçamentária. A boa notícia é que já existem também sistemas de Gestão Orçamentária, como o Treasy, que automatiza diversas atividades do Processo Orçamentário.

Nesse contexto, as vantagens do Software financeiro e do Orçamentário ganham cada vez mais destaque. Isso porque tais mecanismos podem deixar o trabalho mais preciso e otimizar os resultados.

No artigo de hoje, vamos falar sobre o tema e apontar 7 vantagens de se usar o Software Financeiro e Orçamentário para o gerenciamento das finanças de uma companhia. Continue a leitura e saiba mais sobre essa importante ferramenta!

O que é um Software Financeiro?

A gestão financeira é um dos alicerces de uma empresa. Por isso, é muito importante que sejam aplicadas técnicas e metodologias eficazes para a definição de novas estratégias, a análise de resultados e, também, a identificação e as correções de possíveis falhas sempre que necessário.

Para auxiliar o gestor nessa tarefa, o Software Financeiro é um aliado importante. Isso porque, entre outros pontos, o programa permite a integração de áreas e processos fundamentais para o funcionamento da empresa.

A plataforma também possibilita a diminuição de procedimentos burocráticos. Como consequência, sobra mais tempo para o acompanhamento diário da rotina da organização, o que permite identificar quais são os caminhos mais lucrativos e sustentáveis a serem tomados.

Com o armazenamento na nuvem, o Software Financeiro faz com que o gestor realize planejamentos de pagamento e recebimentos de forma automatizada, além de emissão de Notas Fiscais, criação de relatórios como Fluxo de Caixa e Demonstrativo de Resultado.

O que é um Software Orçamentário?

Um Software de Orçamento irá buscar os dados de faturamento, despesas e custos do seu ERP e com algumas premissas e estratégias, irá projetar esses dados no futuro. Um Sistema Orçamentário dispõe de tudo de que sua empresa precisa no seu planejamento e controle para ter uma previsibilidade do seu negócio.

Possibilitando desde a criação de um Orçamento simples, até um Orçamento descentralizado, com uma forma de gestão colaborativa, muito usado em empresas com uma maturidade de Gestão Empresarial maior.

Ele também permite a projeção de novos cenários, simulando os resultados em real time, possibilitando ao usuário uma análise do impacto que será gerado em uma tomada de decisão, antes mesmo de aplicá-la.

Existe também a geração de relatórios, com indicadores importantes de desempenho e também um acompanhamento gráfico do planejado, do realizado e do histórico.

Softwares como o Treasy, possui todas essas ferramentas, caso tenha interesse em conhecer um pouco mais, fale com um dos nossos consultores: https://www.treasy.com.br/contato/

Quais são as vantagens do Software de Gestão Financeira e Orçamentária

1 – Fluidez nos processos

Com a decisão de investir em uma solução de Gestão Orçamentária, todo planejamento orçamentário e acompanhamento dos resultados passa a ser feito de maneira estruturada, organizada e baseado em uma metodologia para nortear todos os demais passos.

Desta forma, em pouco tempo a empresa já pode notar uma melhoria considerável no fluxo das informações, gerando “menos atrito” entre as áreas e dando maior fluidez e agilidade a todo o processo de planejamento e acompanhamento dos resultados.

2 – Redução de tempo

Um mundo de planilhas, arquivos soltos (e em alguns casos, até mesmo papéis) requer mais tempo e mão-de-obra para a execução dos trabalhos, sem citar as questões de dificuldade de acesso à informação.

Com uma solução de Gestão Orçamentária, os processos gerenciais são executados com mais agilidade, reduzem-se a quantidade de horas de trabalho e, consequentemente, a necessidade de mão-de-obra, além de evitar o retrabalho.

Software de Gestão Financeira e Orçamentária

3 – Visão Holística da Empresa

Uma solução de Gestão Orçamentária completa não trata apenas o planejado x realizado. É muito mais que isto, fornecendo a empresa também análises gerenciais, gráficos, indicadores de desempenho e tudo isto em um ambiente simples e colaborativo, compondo o que chamamos de Gestão do Desempenho Empresarial (CPM, BPM ou EPM).

Dentro de um software como este, são reunidas e agrupadas as informações de todos os processos de seu negócio em um único banco de dados. Assim, uma solução especializada acaba proporcionando uma visão geral da empresa em um só lugar, mostrando prontamente as informações mais importantes para a tomada das decisões e também para o planejamento dos próximos passos.

4 – Tomada de decisão mais certeira

Com uma visão sistêmica do seu negócio, é consideravelmente mais fácil tomar decisões estratégicas de forma mais certeira. Com os relatórios fornecidos pela solução, os gestores conseguem visualizar possíveis problemas, furos em processos, áreas críticas, necessidade de investimentos e outras questões decisivas para o futuro da empresa.

Menos tempo elaborando e consolidando planilhas. Mais tempo planejando e analisando os resultados da estratégia, resultando em uma tomada de decisões muito melhor embasada em dados e, consequentemente, muito mais certeira.

5 – Maior engajamento dos gestores

Ao investir em uma solução de Gestão Orçamentária (principalmente se for baseada em nuvem), um dos principais benefícios obtidos é a facilidade gerada para de implantar o Orçamento Colaborativo e com ele, as possibilidades de ganhos são infindáveis.

E quando os gestores de departamento participam da definição do planejamento e orçamento de seus respectivos centros de custos, passam a se tornarem “donos dos planos”, levando à um engajamento muito maior com as metas e resultados finais.

6 – Redução de erros

Dizem que depois do cachorro, o Excel é o melhor amigo do homem. Você concorda?

As planilhas estão presentes em nosso dia-a-dia e são usadas para as mais diversas finalidades e no ambiente corporativo isto fica ainda mais evidente, sendo utilizadas em praticamente todos os setores das empresas, ajudando a resolver as mais diversas necessidades.

Mas nem tudo são flores… Ao confiar a gestão de sua empresa a planilhas, você estará sempre sujeito aos famosos “erros de fórmulas”, que podem gerar informações incorretas, levando a tomada de decisões equivocadas e que certamente se traduzirão em custos e despesas, afetando diretamente o lucro da empresa.

Sem falar que um problema como este poderia forçá-lo a passar incontáveis ​​horas procurando até localizar e corrigir as fórmulas com erros. Além disto, o Excel não é um banco de dados para manter suas informações seguras e os dados ainda podem cair em mãos erradas, sem qualquer possibilidade de rastreamento ou auditoria.

7 – Integração com outros sistemas

Uma boa solução de Gestão Orçamentária geralmente oferece a oportunidade de integração com o ERP, contabilidade e outros sistemas utilizados pela sua empresa. Dessa forma, o fornecedor do serviço pode conectar o novo sistema a programas já existentes na sua empresa, facilitando o acesso a informações cruciais para seus negócios.

Isto é fundamental para que sua empresa possa analisar os resultados e confrontá-los com o planejado, o que geralmente é bem complexo e trabalhoso de realizar em planilhas.

Além disto, as soluções especializadas em Gestão Orçamentária costumam ter ferramental de análises, como gráficos, relatórios e indicadores de desempenho, muito mais voltadas a visão gerencial do que ERPs e sistemas contábeis. Assim, ao investir em uma solução de Gestão Orçamentária, sua empresa ainda ganha de lambuja um “dashboard de gestão”.

Que tal, agora, saber mais sobre como o software de controladoria aumenta a produtividade do consultor? Boa leitura e até a próxima!

Artigos Relacionados


Also published on Medium.