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Gestão de custos: qual o impacto na tomada de decisões nas empresas?

Gestão de custos é o processo de planejamento e controle de orçamento de uma empresa. Trata-se de uma forma de gerenciamento de contabilidade essencial, que possibilita prever quais são as despesas necessárias para ajudar a reduzir as chances de extrapolar o orçamento disponível.

Aumentar a produtividade, reduzir os custos e ainda garantir a satisfação dos clientes parece não ser uma tarefa fácil. Esses três pontos dão origem ao que chamamos de triangulo das bermudas empresarial. Operar os três objetivos em conjunto é possível, desde que a sua empresa faça uma excelente gestão de custos.

Nesse sentido, o sistema de gestão empresarial conhecido como ERP (Enterprise Resource Planning – Planejamentos dos recursos da Empresa) auxilia garantindo que dados da empresa sejam armazenados e gerenciados em uma ferramenta de administração.

O objetivo do nosso post de hoje é explicar como um sistema eficiente de gestão de custos pode auxiliar na tomada de decisões, principalmente em uma rotina empresarial apertada com clientes de vários perfis. Para isso, vamos explicar em detalhes o seu conceito, funcionamento e vantagens dentro de uma empresa.

O que é gestão de custos?

É um processo de organização e administração dos custos de uma empresa, visando o equilíbrio entre a receita e os gastos. Normalmente, é de responsabilidade do setor contábil da empresa fazer essa gestão. Porém, é necessário que toda a organização esteja alinhada com esse objetivo.

O gerenciamento de custos está sempre preocupado com a parte de planejamento e controle de orçamento, seja de uma empresa ou de um projeto específico. Algumas atividades estão presentes dentro desse processo, são elas:

Planejamento

Durante a fase inicial do projeto ou para realizar cálculos das despesas de uma empresa, os recursos necessários para a conclusão do processo precisam ser estipulados. Uma vez que você possui os recursos necessários para a conclusão de um processo, os custos agora podem ser calculados e determinados.

Estimativa

Diversos métodos de estimativas podem ser usados para a estipulação de custos de cada fase de um projeto ou de um processo empresarial por completo. A escolha de qual modelo utilizar é importante, pois a estimativa depende do nível de informação que você tem acesso.

As estimativas podem ser atualizadas ou recalculadas sempre que você tiver mais informações disponíveis. Algumas incertezas podem gerar custos adicionais, que serão cobertos pelo custo da reserva. Mas, normalmente, os resultados calculados possuem alta precisão.

Definição de custos

Com a estimativa de custos em mãos, é preciso juntá-la ao cronograma de um projeto e iniciar um orçamento de custos. O orçamento nos dá uma ampla visão dos gastos gerais e periódicos da empresa.

Enquanto este processo define todas as despesas, a estimativa de custos define apenas para uma parte. A linha de base de custos é o orçamento já aprovado, que será utilizado para medir o progresso real do desempenho.

Gerenciamento e Controle de custos

O controle de custo é o responsável pelas tomadas de medidas corretivas, devido às variações de dispêndios em relação às linhas de base, com intuito de alcançarem despesas mínimas.

As medidas são aplicadas como forma de monitorar os gastos e desempenho. Os softwares de controle de custos são valiosos nesse processo, pois eles podem definir os procedimentos de controle, rastreamento, análises e aprovação de mudanças.

Gerenciamento de Custos

Quais são as vantagens da gestão de custos?

A gestão de custos oferece diversas vantagens para as empresas que a utilizam. Dentre elas, as principais são:

  • minimiza gastos supérfluos e mantêm a qualidade do serviço;
  • ajuda a definir metas financeiras a curto ou longo prazo;
  • permite integração de diferentes setores;
  • promove maior controle e segurança;
  • fornece uma visão geral do desempenho da empresa;
  • possibilita a centralização de dados;
  • maior confiabilidade de informações;
  • funciona como ferramenta de decisão;
  • permite priorizar investimentos,  focando naqueles que trazem melhores resultados em tempo reduzido;
  • aumenta a produtividade, diminui retrabalhos e, assim, reduz os custos.

Qual o impacto da gestão de custos?

Na atualidade, a gestão de custos é utilizada com o intuito de atender às demandas do sistema socioeconômico frente às novas perspectivas do mercado.

Toda empresa tem como objetivo: planejar, produzir e comercializar para sempre melhorar a sua imagem dentro do mercado, tanto com os seus produtos quanto com os seus serviços.

O controle de custos geralmente é a principal ferramenta para tornar a empresa mais competitiva no mercado, pois está ligada diretamente à inovação e gestão estratégica.

As empresas que não fazem esse controle acabam ficando pouco tempo no mercado, muitas vezes chegando à falência. É nesta hora que a contabilidade entra em cena, sendo uma das responsáveis pela parte gerencial da empresa, em busca do sucesso e gestão das informações do empreendimento.

A contabilidade de custo tem como finalidade reduzir os gastos, encontrando situações economicamente viáveis, controlando as despesas, ajudando na hora da tomada de decisões e proporcionando informações mais precisas para todos os problemas ligados à decisão.

A gestão de custos é um dos processos mais importantes dentro de uma empresa. Ela possibilita melhores interpretações das questões empresariais, além de medir os setores em que os gastos estão sendo maiores ou se os custos variáveis e fixos estão acima do orçamento. Essas informações possibilitam uma melhor alternativa para reduzir as despesas.

A principal característica da gestão de custos é a oportunidade da empresa tomar decisões futuras de maneira mais precisa. Além disso, ela também impõe aos funcionários a necessidade de conhecer a empresa de modo geral, os problemas e questões organizacionais, pois o sucesso da empresa não depende somente da implantação do sistema.

Esse processo deve ser realizado em toda a gestão econômica da empresa, ao disponibilizar um amplo conjunto de informações, o que leva a um maior poder de contribuição ao processo de gestão.

A gestão de custos é bastante vantajosa se implantada corretamente em todas as suas etapas. Com a implantação desta medida, os gestores presenciam de perto os benefícios no gerenciamento dos negócios.

Portanto, agora que você conhece melhor a gestão de custos e os benefícios que esse sistema pode trazer, você já pode entrar em contato conosco e conhecer a melhor maneira de aplicar esse sistema dentro da sua organização: acesse aqui.


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