por

6 ferramentas de gestão que você pode utilizar no dia a dia

Em pequenas empresas, em negócios de família e, até mesmo, em grandes multinacionais, ter colaboradores com melhores resultados e mais engajados com o trabalho é o desejo de qualquer gestor de negócios. É nesse contexto que os sistemas e recursos de gestão empresarial podem tornar-se extremamente úteis, auxiliando na automatização dos processos do seu negócio.

No mercado, existe uma grande variedade de ferramentas, que apresentam muitas funcionalidades úteis para o cotidiano, podendo ser encontradas por preços baixos e, até mesmo, de graça. O mais importante é saber quais softwares podem suprir as necessidades do dia a dia, para torná-lo cada vez mais produtivo.

Pensando nisso, no artigo de hoje, elaboramos um guia com as 6 ferramentas de gestão que você pode utilizar, destacando suas principais funcionalidades e como adquiri-las! Ficou curioso? Então continue acompanhando!

1. Google Drive

Ferramentas de Gestão

O Google Drive é uma ferramenta imprescindível para a gestão de arquivos, permitindo criá-los e compartilhá-los facilmente. É ideal para aqueles que precisam criar e gerenciar tabelas, slides, gráficos, entre outros formatos de arquivos disponíveis no sistema.

É possível elaborar diversos formatos de arquivo em um ambiente on-line, sendo possível compartilhar todos os documentos de maneira ágil, para que outras pessoas possam auxiliar na criação e edição dos arquivos.

O Google Drive é gratuito, bastando apenas efetuar o login em sua conta Google para poder ter acesso a essas informações em qualquer computador ou por um smartphone com sistema Android ou iOS.

2. Runrun.It

RunRunitO Runrun.it é uma ferramenta on-line ideal para efetuar a coordenação de equipes, sendo altamente eficaz para o controle de projetos em andamento e para o monitoramento do que cada colaborador está fazendo, de modo a verificar se tudo está de acordo com os prazos estipulados.

Ele apresenta diversos recursos para a criação de tarefas, que podem ser organizadas de acordo com os clientes envolvidos. Também é possível subdividi-las em ações específicas, destacar quem é o responsável por cada tarefa e o status de andamento de cada uma.

Os funcionários devem atualizar o status das tarefas assim que terminarem, para que seja possível para a liderança acompanhar e monitorar os resultados obtidos. Dessa maneira, é viável controlar o andamento de todas as atividades da empresa.

3. Trello

TrelloO Trello é um software responsável pela organização pessoal, ajudando a gerenciar as atividades da empresa e, ao mesmo tempo, conciliar com as tarefas do cotidiano pessoal. Apresentando um acesso facilitado pelos principais navegadores disponíveis, a plataforma Trello disponibiliza diversos recursos para a organização de tarefas.

É possível elaborar boards, que são quadros que são utilizados para organizar as tarefas por categorias, como “empresa”, “tarefas domésticas” etc. Dessa maneira, fica muito mais fácil e rápido conferir as informações de cada atividade que deve ser feita, podendo acessá-las a qualquer momento pela Internet.

4. Hootsuite

HootsuiteO Hootsuite é uma solução muito útil para a gestão de mídias sociais. Seja o Facebook, seja o Twitter, seja o Instagram, seja qualquer outra, as mídias sociais tornam-se cada vez mais essenciais para o dia a dia das empresas.

É possível utilizá-las para comunicação, para divulgação de produtos e serviços e, principalmente, para criar uma relação com o seu público-alvo. Portanto, ter meios que permitam auxiliar o controle de todas as mídias sociais, além de poupar tempo, pode otimizar os resultados obtidos.

O Hootsuite é um software pago que possibilita gerenciar e controlar todas as suas mídias sociais, facilitando a utilização desses meios para adquirir mais espaço para sua empresa e aumentar os lucros.

5. Matriz GUT

A Matriz GUT é um recurso essencial para a gestão de tempo, mantendo a organização do seu dia a dia com muito mais facilidade, tornando seu tempo ainda mais produtivo.

A ferramente dispõe de diversas funcionalidades que permitem definir as prioridades entre suas atividades, para que você possa privilegiar as mais importantes. Crie um quadro e qualifique todas as suas tarefas de acordo com três quesitos:

  • gravidade: qual impacto a tarefa ou problema terá em sua vida ou na sua empresa — quanto maior for a importância, maior será a nota nesse quesito;
  • urgência: basicamente, é o prazo que você terá para realizar a tarefa ou resolver o problema em questão — quanto mais próximo da data de entrega, maior a nota desse quesito;
  • tendência: esse quesito é responsável por retratar como um problema pode agravar-se com o tempo. Quanto maiores as consequências por não agir, maior será a nota.

Por meio desse simples quadro comparativo, é muito mais fácil definir o que deve ser feito primeiro e o que pode ser feito depois, avaliando a prioridade e o prazo de cada tarefa ou problema que necessita de solução. Crie diferentes quadros de acordo com suas necessidades.

6. Salpinx

O Salpinx é uma das ferramentas de gestão mais inovadoras da atualidade. A plataforma permite a gestão simultânea de tarefas, pessoas e projetos, possibilitando o acompanhamento, em tempo real, da performance de cada colaborador.

O recurso apresenta diversas funcionalidades que facilitam a organização de projetos e a delegação de tarefas, além de um sistema de gamificação que auxilia no processo de motivação e engajamento da equipe.

O Salpinx é dividido em dois ambientes: o primeiro direcionado às demandas dos gestores, e o segundo, para as dos colaboradores. No ambiente do gestor, é possível realizar o controle de projetos, distribuir tarefas, pontuar a eficiência de cada colaborador nas atividades para o sistema de gamificação e avaliar a performance de cada funcionário por meio de gráficos e relatórios.

Já o ambiente dos colaboradores funciona como uma espécie de gerenciador de tarefas que otimiza e organiza o trabalho individual por meio de lembretes, chats, controle de tempo por atividade, compartilhamento de pastas e arquivos, entre outros.

É possível testar a plataforma gratuitamente por 15 dias, sendo necessário apenas realizar o download do sistema no site e preencher um pequeno formulário. Com essas informações e recursos, seu controle gerencial será muito maior e, consequentemente, o negócio tenderá a prosperar.

E então, qual dessas seis ferramentas de gestão que você pode utilizar no dia a dia é a sua predileta? Você já utiliza alguma delas ou está pretendendo usar? Para que seus amigos também fiquem por dentro desse assunto, compartilhe este artigo em suas redes sociais!


Also published on Medium.