por

Conheça os 7 desafios estratégicos da controladoria empresarial

É fato que gestores e empresários de diferentes ramos organizacionais, primam pela otimização dos processos gerenciais e por um planejamento estratégico diferenciado. Dessa maneira, a controladoria empresarial torna-se uma ferramenta eminente no contexto de uma empresa.

A atuação de um controller em uma organização infunde maior agilidade e eficiência para a entrega de resultados. Isso evidencia a sua importância para a devida continuidade e aplicação adequada dos processos. Por meio da controladoria é possível maximizar os ganhos de uma organização, além de levar maior dinamismo para gestão organizacional.

Mas para uma implementação e execução eficazes de uma controladoria empresarial, é necessário se atentar para algumas questões. Dessa forma, mostraremos os 7 principais desafios envoltos neste processo. Continue a leitura e confira!

 1. Adequar processos planejados a cenários reais

Em muitos casos, são ambicionados processos incompatíveis com a realidade de uma empresa. Planejar cenários com um vislumbre organizacional otimista é importante, dado que obter resultados positivos é sempre objetivo dos gestores. Porém, para que os processos sejam coerentes, é essencial adequá-los a contextos reais.

A observância das potencialidades internas de uma empresa, em correspondência também, com o estudo do mercado no qual ela está inserida é fundamental. Dessa maneira, um controller deve sempre se ater a estas circunstâncias no momento em que for planejar os processos de uma organização.

Assim, são evitadas possíveis frustrações, otimizando e trazendo fluidez as atividades que foram propostas e aos resultados esperados.

2. Ajustar o processo financeiro à maturidade da empresa

O modelo de controladoria empresarial, geralmente, mais procurado pelos gestores, se refere à gestão financeira. Com isso, é esperado visualizar com clareza o cenário das finanças, a fim de traçar estratégias satisfatórias. Nesse âmbito, é necessário que um controller faça o ajuste do processo financeiro conciliando-o com o nível de maturidade da empresa.

É incoerente apostar em um arrojo ousado para o processo financeiro sem que a organização detenha de condições suficientes para sustenta-lo por muito tempo. Do mesmo modo, é ineficiente propor processos que sejam inferiores as possibilidades da empresa.

Dessa forma, equilibrar a gestão das finanças com a real potencialidade que a companhia detém traz segurança e eficiência aos processos.

3. Reduzir o tempo de consolidação do orçamento

A controladoria voltada para a gestão do orçamento se propõe a traçar com maior precisão o planejamento de investimentos de uma empresa. Dessa maneira, são minimizados os gastos exorbitantes, além de trazer mais dinamismo ao caixa empresarial. Nesse contexto, a fim de trazer maior fluidez, um controller deve, sempre que possível, direcionar a redução do tempo de consolidação do orçamento.

A previsão e o controle orçamentário faz com que as aprovações de orçamento sejam mais rápidas e menos onerosas, não sendo preciso aprova-las a cada novo custo. Isso é fundamental para a otimização dos processos em uma empresa.

Assim, com a controladoria empresarial articulada ao orçamento, minimizar o tempo de sua consolidação é um desafio pertinente.

4. Projetar cenários adequadamente

A controladoria empresarial para projetar os cenários adequadamente, deve voltar-se para a análise de balanços. Com isso, torna-se um apoio para a contabilidade gerencial, agregando valor aos resultados da empresa. É preciso observar e entender a verdadeira situação da organização. Incluindo desde o seu patrimônio até os trâmites de movimentos contábeis.

Dessa forma, um controller ao realizar a mensuração dos balanços e demais possibilidades da empresa, terá uma percepção mais sólida quanto à abrangência da companhia. Assim, poderá projetar cenários, e demais planos de ações empresariais, coerentes à realidade abordada.

Projetar adequadamente os cenários é um recurso de grande relevância para a tomada de decisões no âmbito empresarial. Isto, certamente, contribuirá para o crescimento organizacional.

5. Reunir e agrupar informações de forma acessível

Para uma gestão eficiente, sem dúvida, é necessário possuir uma logística administrativa sistêmica e organizada. Assim, nessas circunstâncias, um desafio elementar, mas de grande importância para um controller, é a disposição adequada e acessível das informações. Isso harmonizará os fluxos empresariais.

Com todas as informações relevantes devidamente ordenadas e com fácil acesso, muitos problemas poderão ser evitados. Além disso, a rapidez e solução comunicativa para situações inesperadas também será um benefício.

Assim, cabe à controladoria empresarial assegurar-se de agrupar todas as informações que forem possíveis. Essa atitude será um elemento facilitador para muitos processos organizacionais.

6. Otimizar o controle da gestão de pessoas

Uma estratégia muito importante para o sucesso de uma empresa é deter de uma gestão de pessoas eficiente. Bons profissionais são fundamentais para o fluxo de trabalho, para a motivação do grupo e para os resultados da empresa. Desse modo, a controladoria voltada para este setor, deve orientar-se para otimizar o seu controle da gestão de pessoas.

Dessa maneira, um controller deve gerenciar de forma imparcial as demandas e relações de trabalho. Isso acarretará em um melhor aproveitamento da mão de obra da empresa. Assim, estratégias mais eficazes de recrutamento, seleções e treinamentos, planos salariais e de carreira poderão ser estabelecidas.

A otimização do controle da gestão de pessoas em uma organização tem um impacto importante para melhorias de resultados de trabalho e demais fluxos empresariais.

7. Planejar e organizar o sistema gerencial

A controladoria voltada para a contabilidade gerencial tem o papel de realizar o planejamento e a organização do sistema gerencial de uma empresa. Isso é necessário, pois, dessa forma, todas as situações que fazem parte do universo financeiro e contábil serão comunicadas com maior exatidão aos tomadores de decisão.

Ações estratégicas podem ser desempenhadas com maior segurança e eficácia. Assim, com o planejamento do sistema gerencial bem articulado, os riscos de falência da companhia são consideravelmente reduzidos.

Uma boa controladoria empresarial faz toda a diferença para a manutenção de uma empresa no mercado. Para que a ação do controller seja satisfatória e agregue ganhos a organização, é necessário articular acertadamente os desafios propostos. Com isso, a certeza do êxito esperado é muito maior, fomentando o bom encaminhamento empresarial.

E então, gostou do conteúdo? Que tal aprofundar seus conhecimentos e maximizar ainda mais sua produtividade? Pois saiba como o Software de Controladoria aumenta a produtividade do consultor, clique no link e confira!