por

Como fazer projeção de custo variável nas empresas?

Toda pessoa que lida com os dados financeiros de uma empresa deve conhecer os diferentes termos da área e trabalhar com dados na hora de fazer um planejamento estratégico eficiente.

Pensando nisso, apresentamos um dos itens que não devem ser esquecidos nesse momento. A seguir, você descobrirá o que é projeção de custo variável, por que ela é importante e como fazê-la na empresa. Então, continue com a leitura!

O que é projeção de custo variável e por que ela é importante?

Os custos variáveis, como você já deve saber e o próprio nome sugere, são aqueles que não são constantes para a empresa, ou seja, podem ter seus valores alterados ao longo do tempo.

Esse tipo de custo se relaciona diretamente com o volume de produção e vendas — quanto maiores esses últimos, mais os custos variáveis tendem a crescer —, e fazem parte desse conjunto elementos como matérias-primas e comissões de vendas.

Ainda que seja inconstante, é imprescindível contar com esse tipo de custo no planejamento do orçamento empresarial para evitar prejuízo e encontrar formas de aumentar o lucro por meio da redução de custos.

Na gestão de custos, a projeção é de grande importância, pois ela nada mais é que uma previsão dos custos que podem ser gerados a partir do volume de receitas. Sendo assim, eles podem ser de três tipos, como você vê a seguir:

  • Custo dos Produtos Vendidos (CPV): normalmente presente em indústrias, onde os produtos vendidos são fabricados pela própria organização. É composto por itens como matéria-prima e mão de obra;
  • Custo das Mercadorias Vendidas (CMV): é utilizado no cálculo de custos do comércio, no qual as empresas apenas revendem os produtos;
  • Custo dos Serviços Vendidos (CSV) ou Custo dos Serviços Prestados (CSP): presente no cálculo de empresas que prestam serviço como acontece com consultorias e aluguel de equipamentos.

Quando fazer essa projeção?

A projeção de custos deve ser feita com foco em períodos de curto e médio prazos. Afinal, as variáveis envolvidas podem sofrer mudanças em pequenos espaços de tempo, o que impactaria diretamente no planejamento.

Por isso, no início do negócio, é fundamental fazer a previsão para seu primeiro ano de vida. Depois, é importante atualizá-la a cada ano e, idealmente, em períodos menores como de três em três meses.

Como fazer a projeção de custo variável?

Agora que você sabe o que é a projeção de custos e porque ela é importante para o negócio, confira nos próximos tópicos algumas dicas de como realizá-la da melhor forma possível.

Separar custos e despesas

O primeiro passo para fazer a projeção é separar o que é custo e o que é despesa. Afinal, isso impactará diretamente na margem de contribuição dos produtos e serviços comercializados pela empresa.

Como já falamos, os custos são diretamente relacionados com aquilo que é vendido. Ou seja, se não há venda, não há custos. As despesas, por outro lado, são aqueles valores que serão desembolsados independentemente das vendas a serem realizadas.

Por exemplo, podem fazer parte dos custos elementos como matéria-prima, mão-de-obra, comissões de vendas e outros. Já entre as despesas, é possível ter aluguel e salários.

Conhecer matérias-primas e insumos

Outra etapa importante para fazer a projeção de custos é conhecer as matérias-primas e os insumos necessários para produzir os itens que serão comercializados. Para isso, você precisa saber a diferença entre eles.

Matéria-prima é todo material agregado ao produto que se torna parte dele. É o que acontece com o algodão ao ser utilizado para fabricar uma camiseta, por exemplo. Os insumos, por sua vez, também são empregados na produção, mas não se tornam parte do produto.

Continuando com o exemplo da camiseta, eles podem ser a máquina de tecelagem, os produtos amaciantes etc. De forma básica e resumida, insumo é tudo aquilo que é necessário para que um produto seja fabricado, enquanto a matéria-prima é o material base que compõe a mercadoria final.

Sabendo essa diferença, você deverá listar a quantidade de matérias-primas e insumos necessários para a fabricação de cada produto, bem como o custo de cada um deles para cada peça produzida. Contar com um software de Gestão Financeira e Orçamentária é ideal para tornar esse trabalho mais eficiente e preciso, com menor chance de erros. O Treasy, por exemplo, tem a funcionalidade de projeção de despesas.

Em seguida, é preciso projetar os custos de acordo com a receita estimada para o período. Por isso, é fundamental que a projeção de custos esteja alinhada aos objetivos de curto, médio e longo prazos do planejamento estratégico da empresa.

Analisar resultados

A partir das informações levantadas no tópico anterior, é hora de analisar os dados estrategicamente. A partir de algumas questões que apresentaremos a seguir, você poderá descobrir se a produção é rentável e decidir quais medidas podem ser tomadas para gerar ou melhorar os resultados positivos.

Confira algumas das perguntas que você pode fazer ao analisar a projeção de custo para tomar decisões estratégicas em relação ao negócio:

  • o custo do produto vendido (CPV) em comparação com o preço de venda gera uma Margem de Contribuição suficiente para pagar as despesas e acumular lucro?
  • A área de produção está preparada para fabricar a quantidade de produtos demandada?
  • As vendas estão bem distribuídas ao longo do ano ou sobrecarregam a produção em alguns períodos?
  •  capital de giro suficiente para comprar as matérias-primas e os insumos necessários para a produção?
  • Há espaço para estocar esses materiais?
  • Quais são os fornecedores?

Mais uma vez, utilizar um software como o Treasy é ideal para auxiliar a análise de resultados. Automaticamente, o sistema calcula os principais indicadores de desempenho econômicos e financeiros que você precisa acompanhar — a exemplo da margem de contribuição — e apresenta os resultados em um dashboard de fácil visualização.

Neste post, você viu que a projeção de custo variável é um dos itens necessários para ter um planejamento financeiro eficiente. Além de conferir algumas dicas para fazer a projeção, você descobriu que contar com um sistema de gestão é ideal para tornar o processo mais eficiente.

Agora que você sabe como um software pode facilitar seu planejamento financeiro, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas sobre o sistema da Treasy! Você pode acessar nossa formulário ou enviar um e-mail para contato@treasy.com.br.