Software de Controladoria

por

Como o Software de Controladoria aumenta a produtividade do consultor

Conhecer profundamente a empresa do cliente, analisar o mercado em que ele atua, traçar estratégias baseadas nessas características e necessidades — no dia a dia, o trabalho do consultor é repleto de desafios. Um deles, no entanto, se refere ao seu próprio negócio: como aumentar a produtividade e garantir a lucratividade?

Você enfrenta esse desafio no dia a dia? Gostaria de atender mais clientes ou reter os existentes? Quando está em uma empresa deseja trabalhar de forma mais estratégica, mas faltam horas suficientes para isso? Gostaria de conhecer uma ferramenta para otimizar seu tempo e auxiliá-lo nas tarefas analíticas e burocráticas?

Então, descubra como um software de controladoria pode aumentar sua produtividade, reduzindo o tempo em atividades operacionais e gerando mais resultados no seu trabalho.

Como aumentar a produtividade com um software de controladoria

1. Emissão de relatórios e análises gerenciais

Como você sabe, a expertise de um consultor e sua capacidade para orientar seus clientes na tomada de decisão para o negócio não vem de uma intuição ou qualquer outro tipo de conhecimento sobrenatural — ela se baseia em dados.

No entanto, a consolidação de dados pode ser extremamente trabalhosa quando não se dispõe das ferramentas necessárias para tornar essa atividade funcional. E isso significa que exige tempo, — e ele poderia ser utilizado em atividades de natureza estratégica.

Com um sistema de controladoria, tanto o consultor quanto a liderança da empresa podem obter relatórios gerenciais com facilidade, a partir de alguns poucos cliques e sem qualquer erro.

Quando o software é realmente completo, além do relatório simples, também é possível acessar facilmente um painel com análises prontas. Ele contém indicadores úteis para a tomada de decisão, de acordo com o ramo de negócios do cliente.

Além desses indicadores, um bom software permite a comparação entre os resultados planejados e realizados, ou com os que a empresas apresentou em períodos anteriores. Também é possível analisá-los sob a perspectiva de cenários previstos.

Essa automação de processos e principalmente da coleta e organização de dados é fundamental para o consultor. Ela permite que ele tenha sempre em mãos, de forma rápida e em tempo real, todas as informações necessárias para propor as soluções e intervenções mais adequadas à necessidade da empresa.

2. Integração com o ERP da empresa

Quando a empresa já utiliza um ERP (Enterprise Resource Planning), sistema de contabilidade ou outras fontes de informação, o software de controladoria pode ser integrado a ele.

Isso significa que ele reaproveitará as informações sem qualquer necessidade de um novo lançamento, o que seria um retrabalho. Os dados lançados no ERP ou software de contabilidade serão utilizados automaticamente pela integração direta dos sistemas, ou podem ser importados por meio de arquivos simples.

Os dados sobre vendas realizadas, custos e despesas reais da companhia serão a fonte para a elaboração de relatórios, gráficos, projeções e do painel de indicadores, garantindo uma visão realista da situação e resultados da empresa.

3. Projeções confiáveis

Antes de tomar uma decisão, os gestores devem avaliar o impacto que elas terão em seu planejamento. O mesmo vale para possíveis investimentos e iniciativas — é preciso analisar se o retorno que elas proporcionam compensa o esforço e recursos empregados.

Para isso, nada melhor que projetar diferentes cenários, e é exatamente esta a possibilidade que um bom software de controladoria oferece. Ele permite analisar os impactos que cada ação planejada pode trazer aos resultados da organização.

Software de Controladoria

Veja alguns exemplos de projeções possíveis:

  • simulação de incremento de vendas;
  • simulação de queda nas vendas;
  • análise de viabilidade de investimentos;
  • alterações na precificação;
  • alterações no custo de matéria-prima;
  • reajustes na folha de pagamento;
  • contratação e demissão de funcionários;
  • ajustes orçamentários.

Portanto, esse tipo de recurso permite que o consultor proponha ações a partir de dados confiáveis. Desta forma, as decisões dos gestores serão embasadas em informações concretas, reduzindo drasticamente os riscos para a empresa.

4. Acompanhamento do orçamento

O software de controladoria favorece o acompanhamento atento do orçamento. Ele extrai as informações dos ERPs utilizados no mercado e os lança em uma única base, facilitando a análise e comparação.

Ele permite visualizar o que foi planejado, realizado e o histórico para o mesmo período em um único lugar. Os gestores obtêm:

  • comparativo do planejado x realizado;
  • comparativo do planejado x histórico;
  • comparativo do realizado x histórico;
  • comparativos entre simulações.

Portanto, este recurso permite um diagnóstico rápido e preciso dos resultados que a empresa obteve até o momento. Não é necessário esperar o fim de um período completo para fazer ajustes, o que possibilita a intervenção precoce e a possibilidade de poupar a empresa de complicações mais significativas.

5. Desenvolvimento de uma visão estratégica sobre o mercado e o negócio

Levantamento, análise e armazenamento de dados são fundamentais para uma análise profunda e responsável. Elas são a base para a elaboração de estratégias eficazes, capazes de potencializar o sucesso das empresas e gerar os resultados desejados.

Os dados retrospectivos são outro elemento importante para a elaboração de estratégias. Sua utilização possibilita uma análise da evolução do negócio e do comportamento do consumidor, fundamental para que a empresa se posicione adequadamente para conquistar um espaço maior no mercado.

Estratégia

Outro recurso importante é a capacidade de segmentar dados. Eles viabilizam a análise de aspectos específicos do negócio, ajudando a identificar setores ou processos que precisam de ajustes para não comprometerem o resultado da organização.

6. Aceleração da capacidade de resposta ao mercado

Quando o consultor dispõe de todas estas informações e análises com facilidade, ele está melhor preparado para auxiliar a empresa na resposta adequada ao mercado.

Ele pode ajudá-la a se adaptar às mudanças à medida em que aponta antecipadamente as tendências para o setor. Em momentos que pedem uma resposta rápida, ele pode analisar os diferentes cenários e direcionar a companhia da forma mais apropriada para aproveitar oportunidades do mercado ou esquivar-se de riscos.

Entendeu como um software de controladoria consegue reunir dados, apresentar análises e realizar projeções que otimizam o tempo do consultor?

Quer saber mais sobre o assunto? Então não perca tempo! Procure a Treasy agora mesmo e descubra como um software de controladoria pode aumentar sua produtividade, maximizar resultados e alavancar seus lucros. Aguardamos o contato!


Also published on Medium.