por

Consultor autônomo ou empresa de consultoria? Entenda a diferença!

A consultoria pode ser uma ferramenta de grande valia em uma organização, independentemente do seu porte ou setor para o qual será contratada (recursos humanos, gestão orçamentária, administração, jurídica, entre outras). O fato é que a demanda por consultoria é cada vez maior no mercado de trabalho.

Caso você esteja se decidindo entre atuar como consultor, ou já atua, e esteja escolhendo os rumos da sua carreira, já deve ter se deparado com a dúvida sobre qual é melhor: trabalhar como consultor autônomo (pessoa física) ou em uma empresa de consultoria (pessoa jurídica)?

Cada modalidade de consultoria tem diferentes tipos de vantagem. Enquanto na consultoria autônoma você pode contar com benefícios, como autonomia e flexibilidade de agenda, em uma empresa há estabilidade maior e contato direto no dia a dia com profissionais da sua área, o que contribui para a constituição de um bom network e para o aprendizado.

Na sequência falaremos mais sobre essas duas modalidades, suas diferenças, vantagens e desvantagens de cada uma para que você saiba escolher a opção mais adequada. Preparado? Venha com a gente!

O que é um consultor autônomo?

O consultor autônomo é uma pessoa física que presta serviços de consultoria. Normalmente, ele não tem uma equipe, mas em alguns casos pode terceirizar partes do serviço com outros consultores autônomos.

No entanto, como os serviços prestados são realizados por apenas uma pessoa, a capacidade de atendimento é bem menor quando comparado a empresas de consultoria. Afinal, atender grande número de clientes ao mesmo tempo é uma tarefa complexa.

Como funciona uma empresa de consultoria?

Em uma empresa de consultoria, geralmente, há pelo menos dois sócios e outros funcionários subordinados que podem ser incumbidos tanto de questões burocráticas e administrativas quanto da consultoria em si, que no caso trata-se de um funcionário/consultor da empresa.

A mera existência de um CNPJ não faz com que seja uma empresa de fato, apenas tecnicamente. Isso porque, muitas vezes, o consultor pode ter CNPJ, mas sem a estrutura e o aparato de uma empresa.

Principais vantagens atribuídas ao consultor autônomo

Agora, que você já sabe como funciona cada modalidade, listaremos as principais vantagens atribuídas ao consultor autônomo para ajudar a escolher qual modelo combina mais com o seu perfil de profissional.

Ser o seu próprio chefe

Poder tomar as próprias decisões profissionais é um dos principais benefícios que motivam os consultores a trabalharem de forma autônoma. Afinal, não ter que lidar com um chefe e poder definir quais serão os seus clientes e como atendê-los torna a rotina corporativa menos cansativa e mais dinâmica.

Você também poderá definir quais são as metas a serem alcançadas, quanto tempo será necessário para isso e como estruturar o processo de venda da sua consultoria, tudo de acordo com a sua realidade. No entanto, toda essa liberdade resulta em aumento de responsabilidade, pois você estará sozinho para efetuar todos os processos e tarefas.

Dinamismo na rotina

Com a flexibilidade propiciada pelo modelo autônomo, você pode organizar sua agenda ao seu gosto. Liberar manhãs para praticar alguma atividade física ou passar mais tempo com a família, planejar projetos, responder a e-mails no período da noite, trabalhar de casa e decidir quando serão suas folgas são algumas das facilidades de trabalhar como consultor autônomo.

Entretanto, é preciso muita disciplina para que essa liberdade não comprometa a sua produtividade e a sua carreira. Os horários comerciais, por exemplo, continuam sendo os mesmos, e provavelmente vai ser neles que você precisará lidar com clientes e resolver burocracias.

Não se iluda achando que o trabalho será melhor nesse modelo de consultoria. Pelo menos no início, provavelmente, será maior. Porém, com organização e perseverança, as chances de você alavancar sua carreira e solidificar o seu nome no mercado são grandes. Tudo isso com a flexibilidade de reservar aquele tempinho que há tempos adia para se exercitar, que tal?

Ter a chance de faturar mais

Dependendo da empresa onde escolher trabalhar, faturar mais ou menos não resulta em vantagens para você, pois no final o seu salário continuará o mesmo. Ao optar pelo modelo de consultor autônomo, as suas possibilidades de faturar aumentam, uma vez que você decidirá quanto vale o preço do seu trabalho.

Vale lembrar que, quanto mais o seu trabalho for elogiado e reconhecido, mais o seu posicionamento de mercado aumentará, resultando em maiores possibilidades de ganho. Você pode adotar diversas estratégias para conseguir mais clientes, e um bom exemplo é o marketing de conteúdo.

Quais são as principais vantagens da empresa de consultoria?

Trabalhar dentro de uma empresa também tem muitas vantagens. O que se perde em flexibilidade, por exemplo, ganha-se em estabilidade e contato com profissionais da sua área, que poderão lhe abrir muitas portas. Saiba quais são as vantagens de se trabalhar em uma empresa de consultoria:

Maior segurança

A competitividade do mercado faz com que se torne cada vez mais difícil adquirir espaço em setores com nomes já tradicionais. Em outras palavras: competir como autônomo com empresas já consolidadas no mercado não é fácil.

Ao compor um time que já possua espaço no mercado, você adquire mais segurança, tanto no sentido de ter uma renda fixa e direitos trabalhistas quanto no de ter oportunidade de trabalhar com pessoas com experiência e know-how que podem agregar muito à sua própria capacidade.

Networking e aprendizado

Em uma empresa, a quantidade de cases diferentes e trabalhos feitos é muito maior do que em um serviço de consultoria autônoma. Afinal, são diversos profissionais atendendo uma gama maior de clientes. Com isso, a possibilidade de adquirir know-how consistente em diferentes áreas é maior.

Além disso, o contato com colegas que atuam no mesmo ofício que você colabora para a construção de um networking maior que pode ser a base para alavancar a sua carreira. Por fim, a estrutura de uma empresa de consultoria, o aparato disponível e o nome já mais bem estruturado no mercado (o que atrai clientes mais numerosos e diversificados) fazem com que essa alternativa se torne uma fonte de aprendizado muito grande para o consultor.

E então, está decidido a ser um consultor autônomo ou prefere trabalhar em uma empresa de consultoria? Aproveite para compartilhar este conteúdo com seus colegas de profissão e amigos!