por

Como um consultor de negócios pode utilizar o YouTube?

O YouTube para negócios é uma poderosa ferramenta na divulgação e fortalecimento da sua imagem como Consultor, capaz de otimizar os resultados e, consequentemente, melhorar os lucros alcançados.

Quando usado da maneira correta, com conteúdo relevante e inédito, o seu canal no YouTube conquista e fideliza sua própria audiência, com baixo custo e capacidade de direcionamento direto com seus clientes atuais e potenciais.

Neste artigo vamos falar sobre o tema a abordar a importância de um canal no YouTube para o consultor que busca atingir bons resultados e promover ganhos significativos, tanto financeiros quanto de credibilidade do seu nome no mercado. Continue a leitura e confira.

YouTube para negócios: como um consultor pode utilizar

Crie seu canal no YouTube

O primeiro passo é criar seu canal no YouTube. O processo é simples, bastando acessar sua conta no Google e seguir os cadastros de acordo com o que for pedido. É possível personalizar o novo canal com logomarca, descrição sobre a história e principais informações relevantes para quem acessa o canal.

Canal no Youtube

Produza conteúdo para seus clientes e leads

Depois que foi criado o canal, o próximo passo é produzir conteúdos relevantes para o seu público. Para isso, é indicado definir os temas previamente e criar um roteiro com os principais pontos a serem abordados nos conteúdos.

Outro ponto importante é que os vídeos não devem ser longos, uma vez que as pessoas buscam agilidade na informação. Sendo assim, o indicado é ser o mais objetivo possível, com uma abordagem clara e uma linguagem adequada ao espectador.

Crie tutoriais sobre serviços

Tutoriais são ótimos conteúdos para atrair e fidelizar clientes, por serem didáticos, fáceis de entender e apresentar as questões de maneira prática. Por isso, é indicado apostar nesse tipo de conteúdo e abordar como seus produtos podem ser usados para solucionar as dores do lead.

Crie Webinar

Um Webinar corresponde a uma transmissão de vídeo ao vivo, que tem grande capacidade de atrair leads e gerar engajamento para o seu canal. Os conteúdos abordados podem ser variados, desde temas mais gerais até apresentações e esclarecimento de dúvidas.

Apresente cases de sucesso

Cases de sucesso são uma excelente forma de mostrar a eficiência da sua solução para a vida das pessoas que confiaram no seu serviço. Por meio de exemplos práticos, seu público tende a se identificar com o que se está sendo mostrado e comprovar a eficiência na resolução de suas dores.

Caso de Sucesso

Faça anúncios em vídeos

O YouTube também permite a criação de campanhas de anúncios em vídeos com bons resultados. Esse recurso é importante, pois possibilita divulgar sua marca com proximidade.

As campanhas em vídeo são importantes por motivos como:

  • boa parte da população acessa o YouTube para assistir vídeos;
  • as campanhas podem ser segmentadas;
  • boa taxa de conversão;
  • o YouTube é um importante mecanismo de busca;
  • vídeos têm grande capacidade de lembrança por parte do consumidor.

Outros fatores importantes para o sucesso do canal

Escolha uma boa câmera

O audiovisual é um recurso com alta capacidade de sucesso, porém é preciso estar atento e produzir vídeos de boa qualidade, uma vez que a concorrência é grande e cada vez mais as pessoas estão investindo em vídeos bem produzidos.

Para isso, é importante investir em uma boa câmera para captação de imagens de qualidade, assim como em uma iluminação eficaz. Dessa forma, as pessoas vão se sentir mais atraídas pelo seu vídeo, fazendo com que seu canal se transforme em referência com o passar do tempo.

Arrume o cenário

Um cenário agradável é outro ponto importante para atrair as pessoas para o seu canal. Pode ser um local simples, porém o indicado é que ele seja organizado e com um visual que passe credibilidade para quem está do outro lado, assistindo.

Preste atenção no áudio

Tão importante quanto ter uma boa imagem é oferecer um áudio à altura, por isso, é importante cuidar para que seja possível ouvir com clareza o que está sendo dito no vídeo.

Você pode investir em bons microfones ou mesmo buscar uma câmera com boa captação de som, facilitando, assim, a transmissão e entendimento da mensagem que está sendo passada.

Lembre-se sempre que o YouTube é um canal audiovisual, portanto é muito importante que esses dois aspectos estejam com qualidade elevada.

Invista em uma boa edição

Uma boa edição é capaz de facilitar o entendimento do conteúdo passado, uma vez que ela serve para organizar as ideias e eliminar pontos que não tenham ficado tão bons ou que contenham erros de gravação.

Também pode ser adotada uma trilha sonora de fundo, contribuindo, assim, para uma experiência mais prazerosa para o usuário. Além disso, na edição podem ser inseridas outras informações importantes, como o nome de quem está falando, tabelas, infográficos etc.

Existem programas de edição profissionais disponíveis no mercado que apresentam bons resultados.

Incentive ações

Para que seu canal cresça e apresente bons resultados, é indicado incentivar as pessoas que assistiram o vídeo a continuar acompanhando o canal, o que pode ser feito por meio de curtidas no conteúdo e, principalmente, inscrições para recebimento de alertas toda vez que um conteúdo novo for postado.

Canais de sucesso para inspirar

Ferreira Filho Associados

É um canal referência em vídeos sobre gestão empresarial, performance e desempenho de bons resultados. Entre os principais temas abordados estão: metodologias para crescimento dos negócios, análises de riscos, execuções de planejamentos, acompanhamento de mudanças e cenários etc.

Resultar Gestão

Canal com mais de 10 mil inscritos que trata de temas relacionados à gestão empresarial e orçamentária. Os conteúdos têm como foco oferecer conteúdos sobre ferramentas que podem ser aplicadas no cotidiano da empresa para otimizar processos e melhorar resultados.

Treasy | Planejamento e Controladoria

Canal que apresenta conteúdos voltados ao planejamento e controladoria que tem como foco abordar temas como descentralização do orçamento da empresa, simulações e projeções de cenários, análise de histórico, acompanhamentos, análises gerenciais, relatórios, indicadores de desempenho e gráficos, contabilidade e integração com ERP e análise de riscos.

Neste artigo falamos sobre os benefícios que o YouTube para negócios pode trazer para falar de maneira direta com o público-alvo de determinada empresa, com uma linguagem que atinja e esclareça possíveis dúvidas diretamente.

Para saber mais sobre o assunto e aprofundar seus conhecimentos, acesso nosso artigo e informe-se sobre novas tecnologias para automatização de processos na Consultoria.


Also published on Medium.