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BPO, Consultoria e Assessoria: qual indicar para seu cliente?

No mundo corporativo existem diversos termos técnicos e problemas a serem resolvidos. O termo outsourcing é um deles, out vem de fora e source é fonte, ou seja, podemos dizer que o outsourcing é uma estratégia que utiliza recursos externos aos da empresa para otimizar e melhorar os principais focos dela.

O BPO, Consultoria e Assessoria são algumas dessas estratégias e é função do consultor identificar qual delas a empresa precisa. É muito comum os empresários confundirem BPO, Consultoria e Assessoria, dessa forma, acabam contratando um serviço que não auxiliará de forma positiva as necessidades que sua empresa realmente precisa suprir.

Conhecer os benefícios, o real conceito de cada termo, como é aplicado dentro de uma empresa e suas funções, é muito importante para que os gestores saibam avaliar e escolher qual método é o melhor para aplicar dentro de sua empresa.

O objetivo do post de hoje é explicar cada um dos pontos citados acima, de cada um dos modelos de serviço, para assim ajudar o consultor a saber qual a melhor escolha a fazer na hora de contratar um serviço desse modelo.

Interessado no assunto? Então continue essa leitura com a gente!

BPO: entenda o que é e quais são seus benefícios

Business Process Outsourcing é o significado para a sigla BPO que, traduzindo para o português, significa terceirização dos processos de negócios.

Esse modelo de estratégia visa a contratação de uma empresa especializada para a execução de tarefas que não estão ligadas diretamente ao negócio de uma empresa, porém, são fundamentais no processo do empreendimento. Aqui a empresa contratada como terceira é uma espécie de intermediadora entre a contratante e a mão de obra.

Para exemplificar, temos os seguintes tipos de serviços que podem ser terceirizados: transporte, limpeza, contabilidade, controladoria, manutenção de máquinas, alimentação, recursos humanos, serviços médicos, entre outros. Essas atividades são conhecidas como atividades-meio.

É válido ressaltar que o Tribunal Superior do Trabalho, proíbe a terceirização de atividades que estão ligadas de forma direta com o produto final de uma empresa, conhecidas como atividades-fim.

A terceirização dos processos de negócios (BPO), pode trazer diversos benefícios para uma organização. São eles:

Otimização de tempo

Ao terceirizar algum tipo de atividade dentro de sua empresa, seus funcionários terão maior tempo para executar as tarefas que são de seu foco, tirando a sobrecarga de terem que realizar diversas ações ao mesmo tempo, melhorando o clima e organização dentro da sua entidade.

O tempo que antes era utilizado nas práticas dessas atividades-meio, agora pode ser empregado nas atividades-fim, aumentando a qualidade do produto final e diminuindo o tempo de produção.

Diminuição dos encargos trabalhistas

Uma grande vantagem do BPO é que sua empresa terá menos funcionários contratados a partir de agora e, consequentemente, pagará menos encargos trabalhistas, pois os direitos dos terceirizados são de responsabilidade da empresa terceira contratada.

Melhor experiência com as tarefas terceirizadas

Certamente os funcionários das empresas terceirizadas possuem mais experiência nas atividades para as quais são contratados a realizar, pois são capacitados e bem treinados para as executarem. Assim, eles podem realizar as atividades com maior rapidez e com melhor qualidade.

Redução de custos

Salários, maquinários, treinamentos, benefícios e impostos são gastos que antes eram de responsabilidade de sua empresa. A partir da terceirização, eles não serão mais, o que faz com que seus custos sejam reduzidos, pois agora você pagará somente com base naquilo que foi produzido.

Consultoria: entenda o que é e quais são seus benefícios

Se você levar ao pé da letra o nome “consultoria”, você já terá um pouco de ideia do que é realmente esse modelo de serviço. Consultar é a mesma coisa que dar consultas, conselhos. Ou seja, um especialista em um determinado assunto dá seu parecer sobre ele. Na prática, a consultoria visa o aprimoramento de processos, mostrando e indicando a maneira mais viável para seus colaboradores.

A consultoria pode ser tanto externa quando interna a uma empresa, e ambas requerem cuidados, pois a interna pode trazer erros dos processos antigos e a externa requer um estudo detalhado do seu modelo de negócio para que sua atuação seja positiva.

O objetivo principal da consultoria é auxiliar na resolução de problemas específicos de gestão e/ou gerar um diagnóstico que visa melhorar a produção, diminuir os custos ou até mesmo aumentar a presença da empresa junto aos seus clientes.

Normalmente, ao solucionar o problema para o qual foi contratada, a consultoria é dispensada. A relação entre a consultoria e a empresa é pontual e estratégica, oferecendo diversas vantagens. As principais são:

  • olhar externo da empresa em relação aos problemas: quem observa de fora sempre enxerga melhor os problemas de alguma situação. Dessa forma, é possível gerar diagnósticos com maior facilidade, principalmente na identificação dos pontos que devem ser melhorados;
  • foco nos resultados: uma equipe de consultoria trabalha com objetivos e metas, direcionando seus resultados para o topo;
  • conhecimento do mercado: uma equipe de consultores certamente conhece bem o mercado em que atua, com isso ela concederá à sua empresa as melhores soluções que existem no mercado, ajudando a melhorar seus resultados e ajustar seus problemas.

Assessoria: entenda o que é e quais são seus benefícios

Assessoria X BPO X Consultoria

Uma assessoria é uma assistência realizada por um profissional ou uma equipe especializada em uma determinada área de conhecimento. Sua função é auxiliar tecnicamente um empresário em um projeto, do início até sua execução, logo, o assessor não trabalha somente com a identificação de um problema, mas também atua diretamente no processo de uma empresa.

A assessoria dentro de uma organização visa o acompanhamento contínuo, isso inclui desde a identificação de um problema até a gestão e a solução dele.

O maior benefício entre todos os que a assessoria fornece ao empresário é que ele tem a certeza de que a assessoria contratada vai replanejar e solucionar os problemas presentes nas áreas mais carentes da sua empresa.

Outra vantagem é que a assessoria é especialista no assunto no qual trabalha e está sempre se atualizando, coisa que é difícil para os gestores e consultores, já que eles estão preocupados com outros assuntos. Dessa forma, a solução dos problemas e o planejamento de um processo será executado e solucionado com maior rapidez.

Afinal, qual serviço escolher para sua empresa?

É válido lembrar que em ambos os serviços contratados, seja ele BPO, Consultoria e Assessoria, o interesse final entre sua empresa e eles são os mesmos

A assessoria é uma boa escolha quando o empresário já identificou o problema a ser solucionado. Ela dará apoio técnico e gerencial e acompanhará o processo.

A consultoria é ideal para obter um diagnóstico de uma empresa, identificar onde é preciso melhorar, seus problemas e também para acompanhar as tendências do mercado.

Já o BPO é ideal para quem deseja melhorar a qualidade de seus processos ou serviços e diminuir os custos, obtendo práticas melhores em maior escala.

Gostou deste artigo e quer saber se o BPO, Consultoria e Assessoria se encaixam em sua necessidade? Faça já seu orçamento!

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