por

Novas tecnologias para automatização de processos na Consultoria

O gerenciamento das atividades do dia a dia do consultor empresarial é um desafio. A rentabilização das vendas depende da perfeita sincronia entre o desenvolvimento de um serviço de qualidade, as necessidades dos clientes e o cumprimento das normas. Todas as tentativas de organizar as etapas envolvidas levam a uma solução oferecida pela tecnologia: a automatização de processos.

Ela pode ser definida como o ato de racionalizar, otimizar e automatizar os processos que impulsionam a organização rumo ao objetivo de ser mais rentável. Isso significa que essa automatização:

  • ajuda a cortar custos por meio da integração de aplicações;
  • reduz o tempo de trabalho;
  • acelera a execução de tarefas;
  • substitui o excesso de processos manuais por softwares.

Manter-se atualizado acerca desse tema é fundamental para que você, consultor de negócios, seja mais produtivo e preciso em seu dia a dia. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.

Por que pensar na automatização de processos em consultoria?

Trabalhar como consultor de negócios e ser o responsável pelo planejamento financeiro dos seus clientes exige disciplina, organização e bastante conhecimento técnico. A quantidade de informações é cada vez maior, pois você deve lidar com:

Veja os benefícios que a tecnologia pode trazer para a automatização do Processo Orçamentário

  • Aumento de produtividade

O controle de tudo isso em uma planilha é inviável. Para ser um profissional mais produtivo, você precisa fazer mais, com os mesmos recursos disponíveis atualmente. Os avanços tecnológicos oferecem aos consultores de negócio soluções que permitem lidar com um volume de dados cada vez maior, otimizando a rotina e possibilitando a prospecção de novos clientes.

  • Maior segurança nas informações

O consultor de negócios que faz a gestão orçamentária dos clientes em planilhas sabe o quanto é difícil adaptar esta ferramenta para o crescente volume de informações produzidas pelas empresas. No formato de software, a automatização de processos oferece ganho de tempo e mais segurança no cadastro, tratamento e análise de dados por meio da sua interação com os sistemas de ERP dos clientes.

Automatização de Processos

O tempo de consolidação de orçamentos descentralizados — oriundos dos diversos departamentos de uma empresa — pode ser reduzido por meio de uma gestão colaborativa. Por meio de um painel, cada gestor fornece as informações do seu departamento seguindo os critérios estabelecidos por você. Informações faltantes, por exemplo, podem impedir que os dados sejam enviados.

  • Visão sistêmica e análises mais exatas

Os cenários, projeções e simulações podem ser feitos de forma mais prática, oferecendo resultados em tempo real. Isso permite a análise dos impactos que provocam perdas nos resultados, antecipando decisões mais precisas e efetivas para a organização. A reunião de diversos dados de um mesmo cliente no software oferece ainda diversas comparações, traçando o controle orçamentário em tempo real.

  • Embasamento para a tomada de decisão

Uma vez que as informações passam a ser tratadas de modo mais estratégico com a ajuda da tecnologia, elas passam a servir de base para a tomada de decisão, que necessita sempre de agilidade. Os relatórios entregues pela ferramenta de automatização de processos trazem ainda os indicadores de desempenho, possibilitando sua comparação com os resultados planejados.

Entre os indicadores de desempenho obtidos, citamos:

As possibilidades que as novas tecnologias de automatização de processos oferecem permite que a sua atuação seja cada vez mais precisa, focada nas necessidades que cada um dos seus clientes tem.

Como se adaptar às novas tecnologias disponíveis?

O primeiro passo para se adaptar às novas tecnologias, que tornam o seu trabalho ainda mais produtivo e eficaz, você já deu: viu no tópico acima a importância de se manter atualizado com as ferramentas disponíveis no mercado. Para se adaptar a elas, você precisa enxergar dentro da sua rotina a necessidade otimizar processos e rentabilizar as suas horas de trabalho.

Definindo seu objetivo com automatização de processos

Sendo assim, defina o seu objetivo com a ferramenta de automatização antes de contratar um sistema. Elenque todos os benefícios que serão refletidos no seu ganho de produtividade e na entrega do trabalho aos clientes. Essas anotações servirão de norte na hora de escolher o parceiro comercial e apresentar o seu novo método de trabalho para as empresas que trabalham com você.

Apresentando a ideia a seus clientes

Quando estiver apresentando aos seus clientes os benefícios de um sistema de automatização de processos, foque nas pessoas, em vez de salientar a tecnologia em si. Assim como a ferramenta impactará na sua produtividade, ela será benéfica para os gestores com quem você trabalha. Mostre como essa solução tem potencial para colaborar com a otimização dos processos em ambas as esferas: o seu trabalho e os resultados do cliente.

Os seus clientes sabem da importância que é se adequar às mudanças tecnológicas, pois isso envolve as vantagens competitivas que ajudam as empresas a se manterem no mercado. As organizações que optaram pela não adesão da tecnologia em seus processos enfrentam mais dificuldades para processar informações e tomar decisões com agilidade, deixando o negócio menos dinâmico e flexível.

Como escolher e implementar uma solução de automação em sua empresa?

Solução de automação

Avalie o custo-benefício de cada alternativa

As anotações em torno dos seus objetivos com o sistema de automatização de processos são a base para a escolha do melhor parceiro. Verifique, entre as opções disponíveis no mercado, qual entrega de forma mais completa os benefícios que você necessita, além de um suporte que garanta a sua adaptação à ferramenta. Escolha a solução que tenha o melhor custo–benefício — de preferência, que não haja nenhuma cobrança extra.

Foque na praticidade e na acessibilidade

Se a solução oferecida for baseada em cloud computing, considere esse um diferencial. Será possível acessar o sistema em qualquer lugar, tornando mais fácil o seu trabalho dentro dos clientes e entre cada visita. Outro ponto que deve ser considerado é a complexidade do sistema. Softwares que exigem instalações complicadas e muitos passos atrapalham mais do que ajudam.

Atente-se para a segurança oferecida

Opte pela solução que ofereça os recursos que você precisa em curto espaço de tempo. Por fim, verifique com o parceiro qual é o nível de segurança que ele oferece em relação ao sistema. Os dados precisam ser salvos em data centers extremamente seguros, evitando seu acesso por qualquer pessoa não autorizada. Com essas características, a escolha e implementação do sistema fica mais fácil e prática.

Notou como a automatização de processos pode ser uma aliada aos seus ganhos de produtividade? Se você deseja ter acessos aos benefícios que neste artigo foram apresentados, entre em contato com a Treasy e fale com um consultor. Conheça uma solução completa para tornar o planejamento financeiro dos seus clientes ainda mais preciso.


Also published on Medium.