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Como usar as mídias sociais para divulgar a sua consultoria?

As redes sociais são ferramentas poderosas, que podem ser usadas para alavancar uma marca. No entanto, para alcançar os melhores resultados, é preciso conhecer bem seu funcionamento — assim como seu principal foco e público — para, a partir disso, desenvolver estratégias e usar as mídias sociais para consultoria.

Com as pessoas cada vez mais conectadas, durante todo o tempo (por computadores, tablets e smartphones), usar a internet para gerar novos negócios pode trazer resultados expressivos e fortalecer sua imagem.

Neste artigo, vamos falar sobre o assunto, dar dicas para fazer um bom trabalho e mostrar como tirar proveito dessa forma eficiente, rápida e moderna de se comunicar ou receber feedbacks diretamente de clientes. Continue a leitura e confira!

Por que um consultor de negócios deve usar as redes sociais para divulgar seu trabalho?

Hoje em dia, a maioria das pessoas faz uso das redes sociais, que, por sua vez, apresentam grande poder de influência sobre a vida de seus usuários. Diante disso, é fundamental que o consultor marque presença no ambiente virtual, apresentando seus produtos ou serviços de maneira eficiente e com credibilidade.

Tudo acontece muito mais rápido nas redes sociais. Portanto, é importante usá-las para, entre outros pontos, ficar sempre atualizado sobre as novidades do mercado, assim como estabelecer um vínculo e estreitar o relacionamento com seus atuais e futuros clientes.

Com essa interação favorecida, é possível mensurar o que pensa seu público-alvo com maior precisão. Para tanto, é preciso analisar seus gostos, comportamentos e, principalmente, feedbacks sinceros e diretos.

Outra vantagem é a possibilidade de identificar públicos específicos, de diferentes perfis, dores e expectativas. Isso facilita a criação de campanhas específicas e segmentadas, capazes de atender a cada caso.

Mensurar resultados também é mais fácil, já que os dados são disponibilizados em relatórios e estatísticas específicas. Assim, o direcionamento e o alinhamento de todas as campanhas tornam-se mais eficazes. Entre as principais redes sociais usadas, estão:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • LinkedIn;
  • YouTube;
  • Twitter.

Afinal, como usar as redes sociais para consultoria?

Defina seu público-alvo

Antes de começar a falar, é preciso saber para quem se está falando. Sendo assim, definir seu público-alvo é o primeiro passo antes de começar a atuar nas redes sociais.

Para tanto, o indicado é realizar um estudo e desenvolver uma persona, que servirá de base para o planejamento de estratégias e a definição de todo o plano de ações. O levantamento deve considerar questões como:

  • o comportamento de seu público (de acordo com a rede social adotada);
  • os assuntos mais buscados por essas pessoas;
  • o formato e a linguagem mais adequados etc.

Saiba em quais mídias sociais seu público está

É comum que as pessoas estejam em várias redes sociais ao mesmo tempo. Por isso, é importante que o consultor saiba em quais das inúmeras opções existentes seu público está presente e, partir daí, adapte-se a cada uma delas.

Como a criação de contas na maior parte das redes sociais é gratuita, é indicado que o consultor atue em várias delas, simultaneamente, e adapte os conteúdos ao formato de cada uma.

Estabeleça o tipo de conteúdo a ser trabalhado

Ao estabelecer o tipo de conteúdo a ser publicado, o consultor poderá definir em quais redes sociais vai atuar. Se o material disponibilizado tiver o formato de vídeo, por exemplo, é provável que ele opte por redes que comportem tal tipo de arquivo.

Já se o foco for a criação de textos longos e com informações mais completas, deve-se escolher outra plataforma. Por outro lado, caso o canal priorize o impacto visual, é indicado investir em belas imagens e menos textos.

Monte um cronograma de postagens

CalendárioUm cronograma sólido de postagens serve como base para criar, em seu público, o hábito de esperar pelo conteúdo disponibilizado na página, no canal ou no perfil. Adotar uma rotina de postagens — e, principalmente, manter esse comportamento — vai ajudar a consolidar a marca como referência em seu ramo de atuação.

É possível ter acesso a informações como os melhores horários para postar, o que contribui para melhorar o alcance de seus conteúdos. Para facilitar essa tarefa, existem softwares que possibilitam programar, de maneira automática, os dias e horários nos quais cada postagem vai sair.

Criação de posts

Após entender seu público alvo e a maneira de como se comunicar com ele, é necessário criar os layouts dos posts. Em empresas maiores essa função normalmente é de um Designer, no entanto, caso você não tenha um na sua equipe, não se preocupe. Existem sites como o Canva  que é uma ferramenta de design completa que facilita criar cartões, posts, propagandas para redes sociais, montagens de fotos e muito mais e ainda funciona como um incrível banco de imagens!

Esteja preparado para as críticas

Se, por um lado, as redes sociais oferecem a possibilidade de contato direto e resposta rápida do consultor para o cliente; por outro, pode deixá-lo mais exposto às críticas, mesmo que injustas.

Nesse caso, é importante estar preparado para lidar com possíveis críticas e responder, com profissionalismo e clareza, a todas as dúvidas ou questionamentos que aparecerem. Essa também pode ser uma maneira eficiente de identificar os principais pontos a serem corrigidos e aperfeiçoar o modo de trabalho.

Tenha uma estratégia e invista no crescimento da empresa

Do mesmo modo que é preciso investir no crescimento da empresa no mundo físico, a atmosfera virtual exige atenção. Para tanto, podem ser realizadas campanhas específicas de crescimento e fortalecimento da marca, assim como uma expansão constante.

O indicado é estudar bem o funcionamento de cada rede e destinar uma verba especificamente para atrair novas pessoas, com perfis qualificados conforme os objetivos traçados.

Com foco, disciplina e conhecimento, é possível atuar de maneira sólida e encontrar boas opções de negócios nas redes sociais, tirando o melhor de cada uma para que seu desempenho cresça cada vez mais.

E então? Pronto para usar as mídias sociais para consultoria? Com conhecimento, atenção e direcionamento, é possível alcançar bons resultados, potencializar os recursos disponíveis e fazer uma divulgação capaz de aumentar os lucros obtidos.

Deixe seu comentário e diga-nos sua opinião, sugestão ou dúvida. Queremos saber o que você pensa sobre o tema!


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